Éder, o ilustre desconhecido


Eder Futebol

Se resolver passear em um shopping center brasileiro, Éder Citadin Martins (Foto credits: Forzaroma.info) certamente passará despercebido. Nenhum pedido de foto, nenhum autógrafo, nem mesmo um olhar curioso será dirigido ao catarinense de 29 anos, cujo nome, escolhido por seu pai, homenageou o ex-jogador de futebol Éder Aleixo, um dos atacantes da seleção brasileira na Copa do Mundo de 1982.

Ironia do destino, o Éder menos famoso tornou-se, também, jogador de futebol, também atacante, e com apenas 19 anos deixou o Criciúma e a sua terra natal para jogar na Itália, o mesmo país que, em 1982, graças aos três gols de Paolo Rossi, fez todo o Brasil (incluindo Éder Aleixo) chorar com a eliminação de uma das equipes mais vistosas que o futebol já viu em ação.
Empoli, Frosinone, Brescia e Cesena, clubes menores do futebol italiano, foram os estágios até que Éder chegasse, em 2012, a vestir a camisa da Sampdoria. Uma equipe tradicional e importante, campeã italiana em 1991, mas cujo poderio financeiro e a trajetória conturbada nos últimos 15 anos não lhe permitem entrar no rol dos clubes mais poderosos do calcio na atualidade.
Éder, porém, não precisou de mais. Não foi necessária a visibilidade de Juventus, Milan, Inter ou Roma para, com a cidadania italiana em mãos, então com 28 anos, ser convocado pelo técnico da seleção italiana, Antonio Conte. Um gol na estreia, em jogo válido pelas Eliminatórias da Eurocopa contra a Bulgária, e outras boas partidas na sequencia lhe garantiram a confiança do treinador.
Hoje, entre tantos desconhecidos que deixam o Brasil ainda jovens para jogar na Europa, Éder já faz parte da minoria que prosperou, mesmo que permaneça desconhecido na sua terra natal. E em sua terra adotiva, apesar do sucesso já conquistado, a consagração ainda pode estar por vir, na disputa da Euro-2016 de Paris. Vestindo a mesma camisa azul que fez seu pai chorar em 1982.

Gian Oddi

Advertisements
Categories: Sem categoriaTags: , , , ,

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: