Estadio Palestra Italia é retratado em livro


Edição bilingue produzida pela In House Editora retrata a trajetória da praça esportiva desde o início do século XIX até a fase moderna da nova Arena no século XXI

parque

Berço da primeira partida do futebol oficial no Brasil em 1902, a obra “Parque dos Sonhos” retrata os feitos históricos, evoluções arquitetônicas, jogos, marcas, recordes, estatísticas, fotos inéditas e curiosidades do Estádio Palestra Italia, ao longo dos tempos.

A noite de autógrafos acontece no dia 24 de maio (terça-feira), a partir das 19h, no Livraria Cultura do Shopping Bourbon, localizado na Rua da Palestra Italia, 500, na Zona Oeste de São Paulo, ao lado da sede social da Sociedade Esportiva Palmeiras, com entrada franca.

Organizado por  Fernando Razzo Galuppo e José Ezequiel de Oliveira Filho em parceria com a editora In House, o livro conta com riqueza de detalhes, fruto do exaustivo e metódico trabalho de pesquisa dos autores.

“O Palestra Italia precisava ter um registro para a posteridade de suas fases e momentos.  O local trata-se de um dos únicos espaços esportivos do século XIX que se mantém ativo e atualizado na grande metropole paulista, que a cada segundo despreza as suas referencias históricas”, diz Fernando Galuppo.

O livro surgiu de um bate-papo informal entre os autores. “Como pesquisadores da história do futebol, em especial, das coisas do Palmeiras, sentiamos a falta de um trabalho organizado que pudesse contar a história da casa palmeirense. Quem era o maior artilheiro? Quais foram os grandes momentos e mudanças? Qual foto mais marcante? Quantos títulos foram conquistados? Eram algumas questões que tinhamos e como resultado surgiu esse lindo trabalho”, comenta José Ezequiel de Oliveira.

Localizado no bairro da Água Branca, o Parque Antartica ocupava uma área de cerca de 20 alqueires e foi fundado em 1891 pela Companhia Antarctica Paulista, fundada naquele mesmo ano, que havia adquirido o terreno para a instalação da sua fábrica de cerveja. O local se transformou numa referencia de recreação e divertimento, sendo palco, entre outros das primeiras partidas de futebol da pauliceia.

Em abril de 1920, o Parque Antartica foi comprado pelo Palestra Italia, naquilo que ficou conhecido como a loucura do século. “Foi uma ousadia que causou um grande espanto nos meios esportivos e fora dele. Guardadas as devidas proporções, para se ter noção do empreendimento, nos dias de hoje era como se um grupo de jovens que recém fundaram um clube planejassem comprar o Parque do Ibirapuera para construir e edificar a sua sede esportiva. Esse sonho virou realidade e vive intensamente por quase um século”, explica Galuppo.

De lá para cá, a praça esportiva teve diversas melhorias e mudanças em sua estrutura física. “A primeira grande construção podemos verificar nos anos 30, quando o estádio passou a ter arquibancadas de concreto armado, a primeira do genero em São Paulo. Depois, a construção do Jardim Suspenso, nos anos 60. E mais recentemente uma arena Multiuso. Isso demonstra o pensamento de vanguarda que norteia os palestrinos, ao longo dos tempos”, lembra Ezequiel.

Com 178 páginas, rico em fotos, colorido e papel nobre, a montagem e diagramação do livro ficou por conta de Márcio Martelli. “Foi um trabalho apaixonante. Envolvi-me nessa linda história e não há como não se emocionar por cada momento”, fala.

O trabalho conta ainda com prefácio do ministro Aldo Rebelo e texos dos jornalistas Adriano Pessini e Rodrigo Barneschi, entre outros. Tudo em dois idiomas:  inglês e português. “Era imprescindivel a obra ser bilingue, pois essa historia ultrapassa os limites de um clube ou de espaço. É o registro de um local que guarda memorias e sentimentos, que merecem ser preservados pelas futuras gerações, em todo canto do mundo”, finaliza Ezequiel.

Serviços:

O que: Livro Parque dos Sonhos
Onde: Livraria Cultura – Shopping Bourbon
Rua Palestra Italia, 500
Horário: a partir das 19h
Quando: 24 de maio (terça-feira)
Entrada Franca
http://inhousestore.com.br/parque-dos-sonhos.html

Advertisements
Categories: Eventi, Storie e intervisteTags: , ,

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: