COMPROMISSO SOCIAL DA COOPERAÇÃO BRASIL-ITÁLIA.


OneSight3No dia 16 de maio de 2016 iniciamos pela segunda vez em anos consecutivos um trabalho fundamental de cooperação entre a Prefeitura Municipal de Campinas através da Secretaria de Saúde, o Instituto Penido Burnier de Campinas e a Fundação OneSight para consultas e distribuição gratuita de óculos a crianças e nossa rede de educação e pacientes adultos com alta vulnerabilidade habitantes de nossos abrigos ou atendidos em nossa rede de saúde ou assistência social. A partir de fevereiro de 2015 e 2016, a rede de saúde e educação de Campinas, orientado por especialistas em oftalmologia da Secretaria de Saúde e do Instituto Penido Burnier, promoveram uma extensa triagem de pacientes e crianças escolares da rede municipal que potencialmente necessitavam utilizar óculos para estudar ou trabalhar. Foi um trabalho que selecionou milhares de crianças e adultos para um exame oftalmológico mais detalhado nos meses de maio destes dois anos. A fundação italiana OneSight, braço de suporte social da Luxótica, provavelmente, a maior produtora de armações para óculos do mundo, trouxe para a cidade de Campinas dezenas de voluntários de diversos países do mundo que durante uma semana prepararam os óculos aos pacientes e estudantes. A definição dos graus necessários aos pacientes era feita por médicos do Instituto Penido Burnier que durante uma semana de maneira também voluntária, examinaram cada paciente e definiram suas necessidades. Os óculos eram imediatamente elaborados em laboratórios especialmente preparados para o projeto e entregues aos pacientes no dia seguinte nas escolas, paço municipal ou no próprio Instituto. Pois bem, foram mais de 3000 óculos ofertados em 2015 e mais de 2500 em 2016.

penidoIndependente dos custos materiais destes óculos e de todo o trabalho médico e técnico podemos imaginar a importância e a alegria dos pacientes e alunos com este projeto. Quantas destas crianças não estariam condenadas a uma baixa produção escolar inclusive com risco de evasão. Quantos dos pacientes adultos e com alta vulnerabilidade estariam condenados a não lerem, escreverem ou encontrarem trabalho fundamental nestes tempos de crise econômica e de emprego. A alegria estampada nos rostos das crianças e adultos, usando óculos das melhores marcas e adaptadas a seu perfil físico, mostra o acerto deste projeto. Importante enfatizar, que não eram óculos simples ou de baixa qualidade. Foram os mesmos que são comercializados em nossas lojas de produtos óticos. O exame clínico foi feito pelos mesmos médicos que atendem na clínica pública ou privada de Campinas.

Este projeto não teve a divulgação que mereceria ter em nossos órgãos de imprensa. A população não se deu conta do que estava ocorrendo. Mas este tipo de iniciativa onde poder público, Institutos de Assistência e Pesquisa e Indústria de alta qualidade e tecnologia podem trazer o conforto, qualidade e oportunidade a pessoas que talvez jamais pudesse alcançar este objetivo.

Um fato a ser destacado é a importante cooperação entre Brasil e Itália. Todos sabem da importância da Itália na composição da sociedade brasileira. Mas o que está colocado aqui é o desenvolvimento de cooperação cada vez mais estreito no campo da ciência, tecnologia e assistência na área da saúde.

Brasil e Itália podem e devem estar cada vez mais próximos. Temos muito em comum e muito a caminhar juntos. O exemplo acima descrito é a demonstração do que somos capazes de fazer juntos. Há uma longa estrada a ser seguida em várias áreas do conhecimento que podemos buscar continuamente. A fraternidade entre nossos países produzem projetos vitoriosos como este. Estaremos sempre e cada vez mais juntos em projetos sociais nesta cooperação Brasil-Itália.

Prof. Carmino Antonio De Souza.

Advertisements
Categories: Campinas

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: